Coitado, já está cego de um olho!
Um bom carro, porém poucos gostam.
Landau
Quem diria! Hoje é carro de pedreiro!
leandro
ainda se salva mas acho q esse ja ta virando doador
Homem mau, feio e barbudo do Ferro Velho
R$0,19 o quilo para reciclagem……….se funcionar fácil, corrida de demolição e incineração antes……….depois é só jogar a carcaça carbonizada e destruída no moedor de sucata……..
Martim
Não briguem, ainda Tempra todo mundo.
Bruno
É o tipico carro “rico não quer mais, e pobre não pode manter”, manutenção cara e constante, desvalorização muito alta, etc…
Bom este ai pra ser doador, visto que peças novas são caras.
Matheus Caetano
não entendo como um carro que na sua época era tão caro e fazia parte da elite de carros de luxo brasileiros, acabou desvalorizando tanto a ponto de ser carro “pra rodar até acabar”, mesmo a manutenção sendo cara não vejo nisso um motivo para tamanha desvalorização.
e essa desvalorização monstruosa também aconteceu com classicos nacionais como o galaxie, landau, maverick, dodge charger e dart que depois da crise, quando sobraram poucas unidades sobreviventes ganharam valores extratosféricos.
tudo bem, não tem como comparar um temprinha com esses classicos nacionais, mas isso é motivo de reflexão, pois será que algum dia o tempra vai se tornar tão raro e caro como os classicos nacionais?
valuck
em quase todas as marcas ocorre o mesmo .
modelos mais caros ou ‘top’ depois de uns 10 anos acabam tendo seus preços muito próximos com os ditos ‘populares’ de igual ano da mesma marca.
exemplo : ( pela tabela fipe )
gol 1000 ( pelado ) ano 2000 ……. 11.946,00
passat 1.8 20 V 2000 ……………… 16.683,00
corsa wind 1.0 8 V gas 2000 …….. 12.265,00
astra 1.8 MPFI GL gas 2000 ……… 16.805,00
astra 2.0 MPFI GLS gas 2000 ……. 17.600,00
uno mille 2p gas 2000 …………….. 9.948,00
brava 1.6 MPI SX 16 V 2000 ……. 13.112,00
a diferença entre modelos mais caros e os básicos do mesmo ano cai muito percentualmente ‘aproximando’ os valores .
talvez em função da parafernália e ‘equipamentos’ existentes nas versões ‘top’ e que encareçam brutalmente a manutenção .
No caso da Ford há até a inversão nos preços …
Martim
Valuck, outro componente importante, é quando um modelo de carro sai da linha de produção há uma desvalorização gradativa importante em seu preço.
valuck
verdade, Martim, muito bem observado.
é muito interessante também o fato de que alguns modelos ‘condenados’ durante o período de produção acabam sendo ‘reabilitados’ pelo próprio mercado alguns anos depois.
alguns modelos considerados ‘micos’ pelos lojistas em determinada época, passam a ser carros valorizados posteriormente .
Matheus Caetano
o problema é que no caso do tempra a impressão que dá é que a desvalorização foi ainda maior do que a de qualquer outro carro de luxo.
a desvalorização do tempra foi uma coisa totalmente absurda, fora do normal, pelo menos essa é a impressão que dá.
E assim também ocorre com o marea e pode ocorrer com o linea…
danilo
Fato tbm é que carro da Ford e da Fiat desvalorizam mais….
Tiago96
opinião minha: moramos em um pais subdesenvolvido, aonde as pessoas mais pobres preferem passar fome comprando um carro zero em até 96 prestações ou um carro como o fusca, uno e gol que são carros de baixa e fácil manutenção. Já o nosso querido Tempra e o Tipo também são carros que desde usam peças caras demais e a manutenção dos mesmos é absurdamente cara o que desvalorizou e muito este carro! Foi isso também que levou a quase extinção de muitos carros como o Charge, RT, Astra 2000 (está cada vez mais dificil de se encontrar), o antigo Fiesta, e a grande maioria dos importados como o Peugeot 106, a manutenção fica tão cara que muitas vezes o dono acha mais viável abandoná-los ou vender peças do que um reparo (talvez até simples)
Tiago
Ainda da para salvar esse Tempra, mas tem que ter bolso cheio e paciência…
Rene
Lixo nen de graça eu quero, mesmo que fosse ZERO, Fiat to fora, a Tempra a TIpo são carros muito bonitos pena que a mecanica é cara e não presta.
danilo
Tempra de mano esse ai não e? Na periferia está cheio de Tempras e Omegas da primeira safra, largados por ai, sem motor, sendo depenados…
O Tempra é lindo, o acabamento interno é ótimo, mas a manutenção é complicada….
Acho que esse dá foto, apesar de parecer cheio de massa, ainda está na ativa….é só colocar um farol e rodar…
valuck
Rene, tive um tipo 95 1.6 e em pouco mais de 2 anos que fiquei com ele rodei mais de 100 mil km .
A manutenção ( guardo todos os comprovantes ) se restringiu à troca da correia dentada após os 40 mil km e trocas de óleo e pastilhas de freio, além das velas e limpeza de bicos.
Troca do jogo de pneus originais mantendo o estepe ainda original.
Aos 126 mil km meu filho acidentou-se e acabei vendendo .
A media de consumo sempre foi superior a 10 km/l ( tenho por hábito completar sempre o tanque e anotar na agenda a km percorrida e os litros para fazer a média, de modo a acompanhar o consumo e verificar uma eventual necessidade de troca de velas ou limpeza de bicos.
O motor é bastante elástico e o carro muito macio. A relação custo-benefício foi uma das melhores entre os diversos carros que tive.
Levo a um único mecânico há mais de 20 anos meus carros fazendo a manutenção preventiva recomendada.
Sei que marca é uma questão de gosto e também que o grau de satisfação tem relação direta com a manutenção, mas principalmente com a procedência do carro …
Fatalmente carros ‘mal cuidados’ e garibados (maquiados ) para vender
podem dar muita dor de cabeça, independentemente da marca …
Filipe
Boa noite !!! Primeiramente gostaria de salientar que eu possuo um Fiat Tempra 16v ano 1993, comprei o carro de um senhor (segundo dono) que tratava o carro de forma mediana, o Tempra pra mim sempre foi um sonho desde a minha adolescência, Tenho o Tempra a dois anos, o carro é completo com itens que muitos o km nem sequer possuem, tais como freios abs, freios a disco nas quatro rodas, banco de couro original entre outros… Cuido desse carro como um filho e tenho condições de adquirir veículo o km… Faço a manutenção preventiva sim… Já troquei algumas peças desgastadas pelo tempo… Mas o valor da manutenção é compatível com muitos veículos similares de sua época… Tenho certeza que daqui a alguns anos encontrar um Tempra em bom estado com o meu vai ser MUITO díficil…
Amigos quem faz o carro é o dono
Rafael Barouki
Como bem disse um colencionador de Dodges em uma reportagem da Classic Show Magazine:
“O carro é o reflexo de seu dono. Quando se vê um carro todo sujo, com lanternas quebradas, rodas murchas, estofamento precário, qual é a impressão que se tem de seu dono? Não creio que seja das melhores.”
fabio coelho
É, o q sempre falo, só depende do cuidado, tenho um tempra 95 ie,e nunca tive problema, só com a manutenção mesmo q é de praxe.
Rafa
Fiat Tempra, só quem conhece sabe que é um dos melhores carros já fabricados até hoje, tenho um 95 série ouro 16v, completo, a/c, freios a disco nas 4 rodas com sistema abs, direção hidráulica, vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas, abertura interna do porta malas, faróis de milha originais, volante escamboteavel, extremamente confortavel, deixa qualquer carro de luxo da kia, hyundai etc comendo poeira na pista…..
E tem gente que anda de carrinho 1.0 lixinho, e zua com os tempras. rsrsrs
Tiago96
Tem toda razão cara!! Muita gente criticando Tempra porque nunca teve um 0km!! As vezes teve a péssima experiencia de andar em um com motor fumando ou coisa assim!!
Comentários
24 respostas para “Fiat Tempra”
fiat tempra ja virou moda abandonar estas encrencas.
Coitado, já está cego de um olho!
Um bom carro, porém poucos gostam.
Quem diria! Hoje é carro de pedreiro!
ainda se salva mas acho q esse ja ta virando doador
R$0,19 o quilo para reciclagem……….se funcionar fácil, corrida de demolição e incineração antes……….depois é só jogar a carcaça carbonizada e destruída no moedor de sucata……..
Não briguem, ainda Tempra todo mundo.
É o tipico carro “rico não quer mais, e pobre não pode manter”, manutenção cara e constante, desvalorização muito alta, etc…
Bom este ai pra ser doador, visto que peças novas são caras.
não entendo como um carro que na sua época era tão caro e fazia parte da elite de carros de luxo brasileiros, acabou desvalorizando tanto a ponto de ser carro “pra rodar até acabar”, mesmo a manutenção sendo cara não vejo nisso um motivo para tamanha desvalorização.
e essa desvalorização monstruosa também aconteceu com classicos nacionais como o galaxie, landau, maverick, dodge charger e dart que depois da crise, quando sobraram poucas unidades sobreviventes ganharam valores extratosféricos.
tudo bem, não tem como comparar um temprinha com esses classicos nacionais, mas isso é motivo de reflexão, pois será que algum dia o tempra vai se tornar tão raro e caro como os classicos nacionais?
em quase todas as marcas ocorre o mesmo .
modelos mais caros ou ‘top’ depois de uns 10 anos acabam tendo seus preços muito próximos com os ditos ‘populares’ de igual ano da mesma marca.
exemplo : ( pela tabela fipe )
gol 1000 ( pelado ) ano 2000 ……. 11.946,00
passat 1.8 20 V 2000 ……………… 16.683,00
corsa wind 1.0 8 V gas 2000 …….. 12.265,00
astra 1.8 MPFI GL gas 2000 ……… 16.805,00
astra 2.0 MPFI GLS gas 2000 ……. 17.600,00
uno mille 2p gas 2000 …………….. 9.948,00
brava 1.6 MPI SX 16 V 2000 ……. 13.112,00
fiesta 1.0 MPI 2P 2000 …………… 11.250,00
escort 1.8 GLX SW 16 V 2000 ….. 10.630,00
a diferença entre modelos mais caros e os básicos do mesmo ano cai muito percentualmente ‘aproximando’ os valores .
talvez em função da parafernália e ‘equipamentos’ existentes nas versões ‘top’ e que encareçam brutalmente a manutenção .
No caso da Ford há até a inversão nos preços …
Valuck, outro componente importante, é quando um modelo de carro sai da linha de produção há uma desvalorização gradativa importante em seu preço.
verdade, Martim, muito bem observado.
é muito interessante também o fato de que alguns modelos ‘condenados’ durante o período de produção acabam sendo ‘reabilitados’ pelo próprio mercado alguns anos depois.
alguns modelos considerados ‘micos’ pelos lojistas em determinada época, passam a ser carros valorizados posteriormente .
o problema é que no caso do tempra a impressão que dá é que a desvalorização foi ainda maior do que a de qualquer outro carro de luxo.
a desvalorização do tempra foi uma coisa totalmente absurda, fora do normal, pelo menos essa é a impressão que dá.
E assim também ocorre com o marea e pode ocorrer com o linea…
Fato tbm é que carro da Ford e da Fiat desvalorizam mais….
opinião minha: moramos em um pais subdesenvolvido, aonde as pessoas mais pobres preferem passar fome comprando um carro zero em até 96 prestações ou um carro como o fusca, uno e gol que são carros de baixa e fácil manutenção. Já o nosso querido Tempra e o Tipo também são carros que desde usam peças caras demais e a manutenção dos mesmos é absurdamente cara o que desvalorizou e muito este carro! Foi isso também que levou a quase extinção de muitos carros como o Charge, RT, Astra 2000 (está cada vez mais dificil de se encontrar), o antigo Fiesta, e a grande maioria dos importados como o Peugeot 106, a manutenção fica tão cara que muitas vezes o dono acha mais viável abandoná-los ou vender peças do que um reparo (talvez até simples)
Ainda da para salvar esse Tempra, mas tem que ter bolso cheio e paciência…
Lixo nen de graça eu quero, mesmo que fosse ZERO, Fiat to fora, a Tempra a TIpo são carros muito bonitos pena que a mecanica é cara e não presta.
Tempra de mano esse ai não e? Na periferia está cheio de Tempras e Omegas da primeira safra, largados por ai, sem motor, sendo depenados…
O Tempra é lindo, o acabamento interno é ótimo, mas a manutenção é complicada….
Acho que esse dá foto, apesar de parecer cheio de massa, ainda está na ativa….é só colocar um farol e rodar…
Rene, tive um tipo 95 1.6 e em pouco mais de 2 anos que fiquei com ele rodei mais de 100 mil km .
A manutenção ( guardo todos os comprovantes ) se restringiu à troca da correia dentada após os 40 mil km e trocas de óleo e pastilhas de freio, além das velas e limpeza de bicos.
Troca do jogo de pneus originais mantendo o estepe ainda original.
Aos 126 mil km meu filho acidentou-se e acabei vendendo .
A media de consumo sempre foi superior a 10 km/l ( tenho por hábito completar sempre o tanque e anotar na agenda a km percorrida e os litros para fazer a média, de modo a acompanhar o consumo e verificar uma eventual necessidade de troca de velas ou limpeza de bicos.
O motor é bastante elástico e o carro muito macio. A relação custo-benefício foi uma das melhores entre os diversos carros que tive.
Levo a um único mecânico há mais de 20 anos meus carros fazendo a manutenção preventiva recomendada.
Sei que marca é uma questão de gosto e também que o grau de satisfação tem relação direta com a manutenção, mas principalmente com a procedência do carro …
Fatalmente carros ‘mal cuidados’ e garibados (maquiados ) para vender
podem dar muita dor de cabeça, independentemente da marca …
Boa noite !!! Primeiramente gostaria de salientar que eu possuo um Fiat Tempra 16v ano 1993, comprei o carro de um senhor (segundo dono) que tratava o carro de forma mediana, o Tempra pra mim sempre foi um sonho desde a minha adolescência, Tenho o Tempra a dois anos, o carro é completo com itens que muitos o km nem sequer possuem, tais como freios abs, freios a disco nas quatro rodas, banco de couro original entre outros… Cuido desse carro como um filho e tenho condições de adquirir veículo o km… Faço a manutenção preventiva sim… Já troquei algumas peças desgastadas pelo tempo… Mas o valor da manutenção é compatível com muitos veículos similares de sua época… Tenho certeza que daqui a alguns anos encontrar um Tempra em bom estado com o meu vai ser MUITO díficil…
Amigos quem faz o carro é o dono
Como bem disse um colencionador de Dodges em uma reportagem da Classic Show Magazine:
“O carro é o reflexo de seu dono. Quando se vê um carro todo sujo, com lanternas quebradas, rodas murchas, estofamento precário, qual é a impressão que se tem de seu dono? Não creio que seja das melhores.”
É, o q sempre falo, só depende do cuidado, tenho um tempra 95 ie,e nunca tive problema, só com a manutenção mesmo q é de praxe.
Fiat Tempra, só quem conhece sabe que é um dos melhores carros já fabricados até hoje, tenho um 95 série ouro 16v, completo, a/c, freios a disco nas 4 rodas com sistema abs, direção hidráulica, vidros elétricos nas 4 portas, travas elétricas, abertura interna do porta malas, faróis de milha originais, volante escamboteavel, extremamente confortavel, deixa qualquer carro de luxo da kia, hyundai etc comendo poeira na pista…..
E tem gente que anda de carrinho 1.0 lixinho, e zua com os tempras. rsrsrs
Tem toda razão cara!! Muita gente criticando Tempra porque nunca teve um 0km!! As vezes teve a péssima experiencia de andar em um com motor fumando ou coisa assim!!