Fiat X 1/9 Bertone – raríssimo – usado como molde para a fabricação do Dardo
Publicado
em
por
Tags:
Comentários
42 respostas para “Fiat X 1/9 Bertone – raríssimo – usado como molde para a fabricação do Dardo”
-
é um puta achado!!! belo carro!!
no blog dos brocha foi postado um suposto x1 tambem…
carrocultura.wordpress.com/2011/07/18/orfaos-fiat-x-19/-
Tá correto, Junin ! O “outro” tb é um X 1/9. Este do post posso afirmar que é o modelo que foi importado e desmontado para a execução dos moldes do Dardo que é feito em fibra.
Os moldes e mais alguns dardos estão em um páteo a “céu aberto”. Estou no aguardo do Lucas para irmos fotografar os demais …
Abç. gde !-
Putz, nem me fale Valério..estou em falta contigo..hehehe
Semana que vem estou de folga no fina de semana, porém tenho controlar do 74…o 73 passou semana passada.
Talvez não trabalhe no feriado do dia 30/05 (ñ é certeza ainda…) e qualquer coisa lhe aviso.Grande abraço
-
valuck e lucas, tenho interesse em comprar os moldes do dardo. poderiam me ajudar? meu email: [email protected]
-
O dono dos moldes, herdeiro do fabricante (que comprou da Corona) é o Silvio, da Trinacria em Cotia – SP. Acho que não dá negócio, mas vale a pena contatá-lo: [email protected]. Tem carrocerias novas, chassi e todas as peças…
Tenho dois Dardo e me abasteço de peças com ele.-
Hola, soy de Córdoba (Argentina) y tengo un Fiat x1/9, tenés piezas o repuestos de Fiat o Dardo para vender?
-
-
-
-
-
Um histórico do projeto com design de Bertone para a Fiat.
-
Este é o modelo ORIGINAL que foi importado para ser desmontado e servir de molde para o Dardo feito em fibra.
“Pai dos Dardo” abaixo o link com o histórico deste “filho” nacional .http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/conteudo_194964.shtml
-
cara esse sim é um achado foddsssss iae seera que tem volta esse ?
se eu tivese grana tempo mais grana e sorte eu ate tentaria deixar ele bunitinho kkk ja vi uns dois dese em toda minha grande vida hoje em dia nao vejo mais nao sei pq-
kkkkkkkkkkkkkkkk, imagina ele com esse motorzinho de dentista turbo ???
Huuuum, daria um belo brinquedo, teria coragem de adotar um desses.
Até hoje só vi um, que é parecido, não sei se é esse modelo.
-
-
kioma porque vc não adota o dolado?
-
cara minha situação ta tao feia que jaja e capas de eu estar robando para dar continuidade a reforma do meu opala 75 kkk
e se eu for pegar outro carro vai ser ou uma caravan 78 ou um impala
-
-
Que achado , mas é uma pena o abandono dele e dos demais, ele estaria em alguma fábrica ou ele era montado na linha de produção da Fiat em MG??
-
Caro Fernando, o cidadão que aparece ao fundo na primeira foto é parte integrante da história do Dardo …
Em breve poderemos contar mais sobre a história desse esportivo compacto e raro por ter motor central .
No link acima da 4 rodas/clássicos brasileiros há um pequeno apanhado.
Ele foi produzido a partir do empenho de Toni Bianco que trouxe esse exemplar que aparece nas fotos e o desmontou para a fabricação em fibra.
A Fiat apenas “benzeu” rs … o projeto e deu o apoio com a rede de concessionárias para a manutenção uma vez que o motor era o Fiasa 1.3.Falando em Fiasa, encontrei uma matéria muito completa e explicativa sobre esses fantásticos motores compactos e que inusitadamente descobri terem DNA Ferrari … rs
Projetados pelo engº Aurélio Lampredi baseando-se em projeto anterior de Enzo Ferrari … rs ( quem diria que nossos 147 tinham essa base … rs )
O artigo é longo, mas vale a pena para quem quer conhecer um pouco mais sobre esse fantástico motor …
abçshttp://autoentusiastas.blogspot.com.br/2012/06/motor-fiasa-uma-historia-recheada-de.html
-
Interessante valério, mas eu acho que o melhor seria se fosse utilizado o motor do passat ts na época, de melhor rendimento, eu nunca vi um, estes que aparecem inuteís poderiam ser salvos
-
Tem razão, mas como o projeto original era com um motor Fiat semelhante ao que foi usado e nessa época a Fiat já estava iniciando a sua produção no Brasil, a adaptação ficaria mais facil. Apenas o painel é que era do Passat nos primeiros modelos.
abç.
Ps.: Sim, alguns ainda reunem condições de voltar . O projeto mais ambicioso é o de talvez retomar a produção com um motor atual e uma vez que os moldes estão no galpão ao lado. Entre eles há um ainda “inteiro” da primeira safra e com placas amarelas .
-
-
-
-
sou + o fiat coupé…
-
lucas quantos fuscas vc possui ? e tambem gostaria de saber d vc si quando o cabeçote do fusca estraga mesmo fazendo serviço colocando um novo o carro nao fica mais bom alihado e verdade gostaria q vc fala si pra mim pois me falaram isso aqui !
-
é igual serviço de solda de longarina. se nao for bem feito, fica uma m…
-
mas se for bem feito, fica bom.
-
-
-
Um dos mais belos registros do blog.
Parabéns!
Ao autor da foto, poderia me explicar sobre seu paradeiro, e sobre sua atual situação?
-
estou errado ou é um patio cheio de fiat x1/9
-
Não, Kioma dó este é um X1/9 os outros são todos Dardos de fibra .
-
digo, só este … rs
-
o lucas achou um antigo barracão da fiat ou eu quero conhecer ai kkkkk
-
-
-
-
esse carro da para fazer um bug que tal?
-
Tá muito deteriorado…mas vale pelo teor histórico da coisa…só que deveriam ter conservado melhor…
-
conheci um cara q ja teve dardo, segundo ele, era uma m…
-
carro de fibra pra mim, só se for miura ou puma…
-
-
A mercedes phoenix tb fpi assim…
o cara importou uma “pagoda” original pra fazer o molde em fibra…
se bem q acho um mercedes com mecanica de opala brochante…
uma vez quase comprei uma 66 220s adaptada com um 4.1 do opala, mas ai pensei.. um mercedes… ai abro o capo e tem motor de opala… deixa quieto…
nada contra o opala, pelo contrario, mas cada um no seu quadrado…
-
Marcelo, na parte coberta do páteo de trás desse lugar tem uma Phoenix em um cavalete com a restauração temporariamente parada .
-
ola, tenho um amigo que tem um em estado de zero, ele me levou nesse lugar, tem dezenas de fibra de dardo enfileiradas, vi essa phoenix tbm e tbm vi dois porsche 356 envemo, um fechado e um aberto!esse rapaz ao fundo (nao consegui ver bem mas, acho que é o filho do antigo fabricante.
-
-
-
ummmmm cara onde fica isso valerio ou lucas ?
-
este e raro mesmo e uma pena ta se acabando ai no tempo acho que alguem deveria comprar esta carroceria e remover esta tinta e passar uma tinta para nao se acabar e preservar parte da historia.
-
vcs sabem se os outros carros ai da foto são do mesmo dono
-
essa carcaça vcs achão que vale a pena ou não reformar
-
É muito raro né ?
Então que alguem salve e reforme logo, e coloque uma T2 aí debaixo desse capô (Brincadeira, não vai prestar)
Cara, é um carrinho bonito, podiam salvar ele logo. -
esse dai da pra vender essas carcaças ainda
-
Belo achado!
-
esse vermelho por mim pode moer para fazer banheiros ecológicos.
-
encontrei no blog :
http://flaviogomes.warmup.com.br/2010/12/no-alvo/
segue o que o amigo diz :
Eugenio disse:
2 de outubro de 2012 às 23:43
Ola a todos, gosto muito do Dardo acho um carro muito interessante, meu irmão mais novo tem um ano 1980 se não me engano, tempos atras ele precisou de algumas peças para restaurar seu Dardo, então ele pesquisou e achou a antiga fabrica do dardo em cotia sp, então fomos ate la, e encontramos Silvio Di Priolo, filho de Rosario Di Priolo proprietario da corona veiculos, la tem todas as peças do dardo, chassi, carrocerias, e tudo o que se imaginar para montar um dardo, ele tambem fabrica por encomenda, quando estive la vi um zerado que ele estava terminando, o valor era 49.000,00, hoje esse galpão é uma oficina mecanica com o nome de Trinacria Automotiva, fica na estrada capuava, é facil encontrar.vale a pena conferir, o Silvio é muito gente boa.
-
bom dia sou dono de um dardo e preciso dos emblemas da carroceria e vidros das portas se alguem poder me passar telefones do silvio eu ficarei muito agradecido pois todos os numeros que achei dele ele nao atende mais desde ja agradeço a todos vcs
-
Deixe um comentário