Genaro: Russel, olha só cara: fui a São Francisco de Paula-RS, perto do lago São Bernardo, e me deparei com esta relíquia, uma locomotiva a vapor inglesa abandonada; ao meu ver, isso é peça de museu, deveria estar exposta, não abandonada; quanta criança nunca viu ou vai ver uma dessas? Isso faz parte da História e eu gostaria de denunciar o descaso com uma peça dassa importância: se tu notar na foto, já temos a chaminé e a tampa da caldeira meio de lado… vai ver alguém vai vender pro verro velho… faz um jeito aí e denuncia esse crime! Grato, abraço!!!
Locomóvel a vapor
por
Tags:
Comentários
38 respostas para “Locomóvel a vapor”
-
Caramba que pena ver uma relíquia nesse estado
-
Absolutamente Fantástico !!!!!
talvez a maior raridade descoberta e postada até agora .
Parabéns Genaro e Russel .
o mais próxima que encontrei vasculhando no google foi esta de 1874 !!!!-
Olha, foi na sorte, eu tava olhando para o lado e sem querer vi uma coisa estranha, no meio das arvores, parei o carro e sai correndo pra ver o que era, não acreditei, parecia uma miragem. Sorte de caçador de inuteis, hahahahahahaha, foi só pelo faro…
-
agora bota o nariz no seguro …
hehehe
que faro fino hem ?! … risos
ganhou o dia e a semana !
e a quem pertence essa bela peça histórica ?-
Pois é, não conheço o propietario, deixo registrado aqui que minha preocupação foi com a peça, com o destino dela, talvez para a saúde da mesma ela deveria ser adotada por alguma instituição ou receber um tratamento melhor, espero não ter cutucado um vespeiro!!!
-
-
-
-
esse sim vale apena restaurar e colocar em um musue sera q ainda funciona?
-
esse seria um trator anterior a 1990 da cia Clayton & Shuttleworth como aparece em uma das fotos . O impressionante é que mesmo no histórico da marca e das fotos as rodas maiores são atrás e as dianteiras são menores.
Apenas os mais antigos é que tinham rodas do mesmo tamanho e são, aparentemente, raríssimos .
http://www.flickr.com/photos/octopus7/5003073457/-
sorry … 1890 !!!
general purpose seria ‘uso geral’http://www.steamscenes.org.uk/engines/clayton-shuttleworth/
caracas ,Genaro vc achou uma verdadeira preciosidade …
isso sim é que é arqueologia .
talvez a própria fábrica em Lincoln na Inglaterra não tenha um modelo desses no museu .
-
-
Na verdade isso ai não é propriamente uma locomotiva que roda sobre trilhos, isso é mais conhecido como “locomóvel” seria algo mais ou menos como um gerador ou motor estacionário de atualmente, a pressão gerada nele movimentava uma polia fixa na lateral superior dele (eixo que podemos ver em conjunto com os pistões), e não movimenta as rodas que ficam em contato com o chão, ou seja não era um veiculo tracionário, essa polia (que aparece caida na terceira foto) ela ligada por correias ao equipamento ou maquinário ao qual deveria ser mecanizado.
Esta ai, que esta na estrada de acesso ao lago São Bernardo esta ai a mais de 10 anos, uma vez um touro venho atras de mim quando passei a cerca para fotografar.
No meu album do orkut tenho foto de alguns locomóveis, um estava em Camaqua – RS, na serraria do pai de uma amiga minha e tocava a serra circular, outro na entrada da Estação Experimental do Arroz (EEA-IRGA) em Cachoeirinha-RS e era usado para bombear agua para as lavouras de arroz em uma GRanja em Guaiba-RS e alguns estão no museu do mar da cidade de Rio Grande onde serviam a diversos serviços no Porto, inclusive tocando pequenos guindastes para retirar carga de pequenas embarcações
-
Blz eu não vi o touro, mesmo não sendo uma locomotiva ela merecia um trato melhor, o dono dela que me desculpe!!!
-
GRATO PELO ESCLARECIMENTO!
-
-
procurando um pouco mais achei este mais parecido , um pouco mais recente .Da mesma empresa Clayton & Shutlleworth e o modelo seria o
‘Old Hiram ‘ -
Eis um tipo de locomóvel, alguns modelos tinham as rodas para serem mudadas de lugar conforme a necessidade, algumas em lavouras eram usadas como debulhadora de grãos
http://www.youtube.com/watch?v=m3Uu7wasMVI
Realmente é uma raridade…
Quanto ao touro, faço votos que esse fdp tenha virado bife já… faz mais de quatro anos que não vou a São Chico… o corridão que ele me deu me rendeu um pé torcido!! -risos-
-
Parabéns pelos esclarecimentos Vagner .Aprendemos muito aqui .
O touro a parte vamos convocar os confrades pra fazer uma ‘vaquinha’ pra o conserto do seu pé … risos
Quanto ao locomóvel … ô loco meu … risos
putz !!! como os ‘antigos’ eram engenhosos …
-
-
Oh na minha garagem! ahahahaha
-
Isso é peça de museu,um crime deixar ao relento
-
Concordo em numero gênero e grau!
-
-
Tomara que alguém a restaure mas achar peças deve ser foda… Mas penso que um bom ferreiro e um torneiro dão conta do recado…
-
Belo achado Genaro ! Como tem coisas desse tipo “pras bandas lá de cima” . O mundo a vapor poderia se interessar por ela.
-
parece que esta aqui é idêntica:
http://en.wikipedia.org/wiki/Portable_steam_engine -
Belo achado. Em Pomerode, SC tem uma dessas apodrecendo no tempo. Vou correndo atrás dela. 😀
É foda ver uma relíquia dessas se desmanchando no tempo.
-
É que neste país o passado é jogado fora todo dia, são poucos que conservam a história e dão atenção a ela.
-
É meu amigo, quando eu vi as fotos eu tirei as mesmas conclusões que você. Eu tenho certeza que um achado dessa importância em outro país, não seria abandonado dessa forma. No mínimo já estaria em processo de restauração ou mesmo em destaque como peça de museu, representando a contribuição no desenvolvimento e crescimento de sua nação. É uma pena ver que no Brasil não existe essa preoculpação…! Um grande abraço a todos…!
-
-
olha so gente existia a alguns muitos anos atras la em cima da serra de rolante uma serraria da F.ROSEMBERG E IRMÃO LTDA que era toda tocada com uma locomovel desta . muitos anos depois eu tenho umas fotos antigas de meu pai levando uma locomovel desta para tocar uma serraria na epoca no territorio de RONDONIA . abordo de um scania Jacare maçarico .
-
Pago R$0,09 o quilo e retiro no local……
-
Nossa, largada assim no tempo, apodrecendo….precisa urgente que alguém retire ela dessa situação logo!
Logo mais os nóias vão roubar p/ vender no ferro velho, e trocar a grana por umas pedras de crack -
Raro
-
Parece que o fim dela vai ser ai mesmo.
mas isso vai demorar muinto para se desmanchar. -
Aqui em SAP tem uma locomóvel guardada embaixo de um telhado, juntamente com uma enorme águia de ferro, presente da CASE, para uma empresa. Tudo está em uma fazenda.
Para o Russel acredito ter enviado uma foto de um Trator à vapor da Case, encontrado no Uruguai, estava sendo restaurado para ser enviado para Europa.-
Aqui em Francisco Beltrão tem um locomovel que serve como decoração do jardim de uma casa a muitos anos
Vou conseguir umas fotos dai mando pra galera ver
-
-
Tem uma peça parecida com essa na ciade de Poços de Caldas MG que foi parcialmente restaurada pela Prefeitura local e está exposta em uma das avenidas da cidade.
-
isto nao e nenhuma locomotiva e aqui em sao françisco de paula e em canela rs existem muitas ainda isto e uma antiga serraria a vapor;era colocado uma correia nrla e em uma serra fita potente e utilizado para abrir toras
-
Ola amigos sei onde tem um igual a este como nao tenho condiçoes de comprar ofereço aos amigos o valor e 20mil meu fone 05496025277
-
Olá amigo, tenho um motor a vapor antigo como o da foto, gostaria de restaurá-lo, mas estou encontrando dificuldade de localizar um profissional que entende desse tipo de motor a vapor. Qualquer informação entre em contato.
-
Comprei uma locomóvel muito grande em Clevelândia no PR. Ela foi instalada em uma beneficiadora de madeira para secagem de lâminas. Confesso que não me lembro do nome pois faz pouco mais de 20 anos mas, esta empresa fazia manutenção de tinhas diversas caldeiras menores para manutenção. Fica o recado e o caminho para busca.
-
Nesta empresa de Clevelândia que fazia manutenção, comprei também um monstro de apito a vapor e que era ouvido a muitos km de distância.
-
Dei uma procurada e lembrei do nome.
Não sei se ainda trabalham com isto pois acredito que o proprietário já tenha falecido mas, tinha um filho que trabalhava junto…Boa sorte….
Agroeste Indústria de Maq para Madeira Ltda
Clevelândia, PR
Avenida Nossa Senhora Luz, 665,
Clevelândia, PR, 85530-000
Deixe um comentário