Curioso, eu fiz algumas perguntas ao Osvaldo Angella, que mora na Suíça, que gentilmente respondeu:
“Aí, Russel, tudo em paz? Espero que sim.
Não existe limite de idade para os autos circularem aqui na Suíça. Porém, as autoridades de trânsito são muito severas com as vistorias e, se o veiculo não estiver perfeito, não tem a licença renovada. É comum encontrarmos veículos antigos (Golf 80, 85, Passat 90, Renault, Coccinete ou Fusca e muitos outros) bem conservados rodando tranquilamente pelas ruas de Geneve. Existem curiosidades: a placa de licença aqui não é do veículo mas sim do dono; ou seja: quando se vende o carro, tira-se a placa e coloca-se no novo, acho legal, pois as multas não ficam no veículo mas sim no proprietário e que se pode ter 2 carros com a mesma placa, um pra trabalhar durante a semana e um carro pros finais de semana e viagens.
O preço dos usados é incrivelmente baixo, os juros para finaciamento variam de 3 a 4% ao ano, têm muitas ofertas nas lojas. Um New Beetle 2004 custa em torno de 7.000 a 8.000 fr = R$ 12.500,00 reais.
Mas existe um programa governamental para renovação da frota para veículos menos poluentes com isenção de impostos, e que está dando bom resultado, pois muitas pessoas estão migrando para os híbridos (gasolina e elétrico) e para o gás natural.
Era isso, um abraço a você, meu amigo. Osvaldo”
Deixe um comentário